sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LA PASTA GIALLA, SP


É uma rede com filiais por todo Brasil. Muita gente adora. Nossa opinião sobre o La Pasta Gialla mudou recentemente, por isso o post. A primeira experiência foi na unidade de Curitiba há mais de cinco anos. E a massa (um espagueti ao sugo) teria saído melhor se eu tivesse feito em casa. Anos mais tarde, em São Paulo, fomos jantar com um casal de amigos. Desta vez, quase todos concordamos que a  massa estava “muito pesada”. Prometi que não voltaria mais. Mas voltamos. Nos últimos dois meses já fomos lá quatro vezes. O motivo? Mudanças no cardápio. Eles incluíram alguns pratos difíceis de encontrar em outros italianos por aí. Um dos exemplos é a massa com peixe do dia. Outro, é o risoto sete grãos com polpetone de legumes recheado de queijo, hum...uma delícia! Também tem mais de uma opção com pasta integral, inclusive acompanhada de almôndegas de ricota. Da última vez, voltamos a nos arriscar e pedimos um espagueti carbonara e um nhoque com galeto (cujo tempero estava muito bom). Não vemos a hora de voltar, incrível!

Preço: geralmente, duas massas + vinho de valor médio = aprox.R$150


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PITA, SP


A dica de hoje é para lambuzar os dedos num delicioso kebab, uma  especialidade árabe encontrada com facilidade em São Paulo. O Pita Bar e Kebab é um lugar bem descontraído para um almoço ou lanche rápido e com preços razoáveis (para os padrões desta caríssima cidade). E era exatamente esta combinação que estávamos procurando no último sábado. Como volta e meia passávamos na frente, decidimos experimentar. Fica na região de Pinheiros. Tem algumas mesinhas na calçada mas um corredor estreito leva a um salão com mais mesas no fundo e muitas plantas que ajudam a refrescar o pequeno ambiente nos dias de calor. Entre as entradas do cardápio estão pães sírios com recheios poucos explorados. Nós pedimos um recheado de abrobrinha marinada, coalhada seca e azeitonas pretas. E completamos a refeição com kebab, é claro. O meu era de couve-flor, picles e especiarias. Diferente, não? É uma ótima opção para quem é vegetariano (não é o meu caso).

Pontos negativos: o atendimento é um pouco demorado e confuso. E o couscous marroquino é totalmente sem graça, sem gosto. Na verdade, foi o pior que já experimentei até hoje.

Pratos: Pão sírio recheado com abobrinhas/ Kebab de couve-flor/Kebab de kafta. Bebidas: cerveja, suco de uva, café. Data: 08/12/12. Aprox.: R$80


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

APRAZÍVEL, RJ



Além do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, o Aprazível tem uma das vistas mais inspiradoras do Rio de Janeiro. E muita gente sabe disso, então tem que fazer reserva. Na nossa opinião, é um dos restaurantes que vale mais pelo visual do que pela própria comida, não que ela não seja boa. Mas não dá para deixar de ir. Fica no Morro de Santa Teresa, e os oito ambientes foram inteligentemente integrados à área verde ao redor. Para completar o ar bucólico os móveis e acessórios são quase todos rústicos. O cardápio privilegia os produtos e ingredientes brasileiros, com forte influência da cozinha mineira. Eu pedi uma carne e o André foi de peixe. Tudo estava corretamente gostoso, sem surpresas. O que nos surpreendeu foi o vinho brasileiro que experimentamos. Nossa dica é chegar para ver o pôr-do-sol lá de cima e apreciar a vista da Baía da Guanabara e dos Arcos da Lapa tomando um vinho ou uma das deliciosas caipirinhas feitas com cachaça de alambique.  É quase tão bom quanto pegar um dia de muito sol e mar nesta cidade maravilhosa.


Pratos: Medalhão em molho de vinho do Porto, acompanhado de batata Aprazível e creme de espinafre com banana, gratinado com queijo parmesão/ Peixe Tropical (peixe da costa do Maranhão grelhado ao molho de laranja, acompanhado de arroz de coco com castanha-de-caju e banana da terra assada). Vinho: Cabernet Sauvignon Bianchetti 2009, de Pernambuco. Data:03/04/2010. Aprox.: $150